sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Por que trabalhar com o calendário na alfabetização?

Existem diversos instrumentos importantes na nossa vida e com certeza o calendário e o relógio estão entre eles. Com este material, podemos introduzir nossas crianças em atividades científicas que o levem ao redescobrimento das razões para a invenção desses instrumentos.

Elas serão estimuladas a entender por que inventaram o calendário, e como se mede o tempo. Para entender a invenção do calendário ele precisa saber como medir a passagem do tempo, afinal como é que sabemos que passou um ano?

Para inventar o calendário os antigos olharam o céu e perceberam a existência de diversos movimentos periódicos que utilizaram para medir a passagem do tempo. O céu foi o nosso primeiro relógio e o mais preciso durante muitos séculos.

É muito importante que estabeleçamos uma rotina escolar que ajude os alunos a se localizarem no tempo, contribuindo assim para que se sintam mais seguros.A montagem de um cronograma com a programação do dia, ajuda o grupo a se organizar melhor. Nele podem ser registradas as atividades do dia como, por exemplo, entrada, rodinha, jogos , lanche, parquinho, história e saída dentre outros. A turma pode criar coletivamente legendas para representar as atividades.

É você, alfabetizadora, quem monta o cronograma de acordo com seu planejamento, mas as crianças podem sugerir algumas mudanças na rotina, que podem ser acatadas ou não, dependendo dos objetivos para o dia. Assim sendo, o cronograma é um ponto de referência, mas deve ser flexível e passível de modificações sempre que houver necessidade.

Da mesma maneira que o cronograma de atividades, o calendário pode auxiliar na organização temporal. Devido à sua complexidade, deve ser trabalhado mês a mês e utilizado para marcar os aniversários, os dias letivos, alguma programação especial e acontecimentos significativos para os alunos. Pode-se também escolher ícones para legendar o calendário.

O calendário é um rico material para trabalhar conteúdos matemáticos. Um exemplo disso é a utilização de símbolos para marcar os dias de sol, de chuva ou nublados e, no final do mês, fazer um levantamento de como esteve o tempo durante esse período sendo possível até mesmo construir um gráfico para representar essas informações.

Pode-se contar as semanas, os domingos ou dias específicos e trabalhar também com o calendário linear

Sendo assim, use a abuse do calendário, ele é um grande aliado nosso no início das aulas!


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Estou confeccionando os calendários que usarei no decorrer de 2010.
Quem me acompanha vai perceber que mudei as imagens do ano passado, e optei por diminuir o espaço da imagem, deixando o calendário um pouco maior, pois trabalhamos mais o calendário propriamente dito do que a imagem.
O de fevereiro fiz um para os menino e um para as meninas.
A medida que forem ficando prontos, postarei. Espero que sejam úteis!
Ah, e não se esqueçam que tudo está disponibilizado no meu blog novo!
Passem por lá!







segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Enfim, 2010!

Olá a todos!
Claro, eu sei que estive muito, muito ausente nesse espaço.
Porém, quem trabalha em dois turnos como eu, sabe muito bem como a rotina é estressante e que absorve quase completamente o nosso tempo!

As coisas têm funcionado da seguinte maneira: durante o ano letivo, minhas postagens se concentram no blog da turminha, nas atividades, fotos, eventos e tudo que acontece no dia-a-dia. Nas férias, que é quando tenho um tempinho extra, me concentro aqui, nas sugestões de atividades, no "pedagogês" nosso de cada dia.
Porém, mesmo assim com tempo reduzido, em 2010, tenho mais dois projetos:
- a criação de um blog para a minha turma de 2º ano do 2º ciclo (antiga 4ª série) com a qual irei trabalhar na PBH. Esse ano será especial, pois estamos construindo um currículo adequado e moldado para as nossas necessidades, com a ajuda das colegas Cleine e Cibele. Não preciso sequer dizer que estou muito entusiasmada!

- Colocar todas as atividades que reuni ao longo dos meus quase 25 anos de magistério na net. Por quê? Se eu contar vocês vão rir de mim, mas tudo bem, vale como experiência... Meu micro se infectou com um vírus malígno que comeu literalmente tudo o que eu tinha de arquivo, guardado aqui. Arquivos de word, excel, fotos, gifs, barrinhas, imagens scaneadas, tudo!Uma tragédia grega! Agora, o pobrezinho está no conserto, e o técnico está tentando "fazer milagre" e resgatar meus arquivos preciosos que foram corrompidos! Deus permita que ele consiga! Caso contrário é acompanhar o rítmo daquela música antiga: começar de novo... Porém com mais experiência, guardando tudo no mundo virtual! A minha sorte, é que ainda possuo aquela velha mania de professora: guardar uma cópia de tudo que construo! Uma tonelada de folhas que estão no meu arquivo morto. Assim sendo, mãos à obra né?
Preciso me desculpar com as pessoas que me enviaram muitas mensagens com pedidos, via blog e
por email também, e que não pude responder prontamente. Os selinhos que recebi e publiquei secamente, sem o carinho devido. Mil perdões! Vou ser mais atenta neste ano de 2010. Palavra de Professora!!!!
No mais é isso!
Começarei a postar o mais rapidamente possível, afinal, as férias passam muito rápido!

Um beijo carinhoso e especial a todos!