sábado, 31 de janeiro de 2009

Presentinho

Que coisa boa!
O nosso "Momento de Alfabetização" acaba de ser
homenageado com mais um selinho. Desta vez, a
doçura em pessoa, Vivi Souza, nos brinda com o selo
da Paz!

Obrigada Vivi, me sinto orgulhosa em poder fazer
parte do seu roll de amigos que semeiam a paz!

Os blogs amigos que receberem este selinho
deverão postá-lo junto com uma mensagem de paz.
Em seguida deixam um comentário.
Depois é só convidar outros blogueiros para participarem
dessa corrente tão significativa e bonita.

Então, vamos aos blogs que convido a entrarem nesse
movimento:

* Solange Paglarini, blog Arco-íris



* Célia Rodrigues, blog Criando e Copiando


* Karla Brasil, blog Ler e Escrever certo


* Sandra, blog Arte Cor-de-rosa


* Maisa, minha bonequinha, blog Menininha



O Selinho:













A minha mensagem de paz!
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando, que se recebe,
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se vive para a vida eterna!



sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O trabalho com a criatividade - Sugestões

PINTURA SOPRADA

Material:

*papel grosso (sugiro papel 60kg)
*tinta guache em cores variadas
*canudinho de refresco

Executando:


A professora pinga várias cores de guache sobre
a folha de cada criança, e com o canudinho, cada

uma sopra sobre a tinta, formando manchas de
grande efeito plástico.
Lembre-se que a tinta não pode ser muito grossa
porque este tipo de atividade é um exercício de
respiração, e quanto mais grossa a tinta, mais as
crianças terão de soprar forte para espalhar a
tinta.















PINTURA COM BARBANTE

Material:

*fio de barbante de 20cm
(1 para cada cor)
*tinta guache bem grossa em cores variadas;
* papel grosso (sugiro papel 60kg)


Executando:

Coloque as crianças em pequenos grupos e
distribua entre os grupos, recipientes com
tinta guache de diversas cores. Cada um dos
recipientes deverá ter um barbante para que

as crianças usem em lugar de pincel, sem que
se misturem as cores.
As crianças molham o pedaço de barbante no
recipiente com a tinta da cor em que ele deseja
utilizar e vão colocando o barbante umedecido
sobre o papel. Basta aguardar um tempinho e
no papel ficará o desenho criado
. Elas repetirão
este movimento quantas vezes desejarem
, com
as cores que desejarem. A beleza do trabalho
está nos movimentos que as crianças imprimem

no papel com o barbante umedecido de tinta!





























Continua...
Mostrarei algumas sugestões de pintura livre!
Até lá...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O trabalho com a criatividade - Sugestões

Aproveitando a natureza, nas primeiras atividades de
criação, leve as crianças numa excursão pela escola
(a escola em que eu trabalho, tem muita vegetação!),
e determine que algumas crianças escolham folhas de
algumas plantas, para o trabalho que será realizado em

sala.

DESENHO COM TEXTURA DE FOLHAS

Material:
* folhas de diversos tipos de vegetais;
* papel branco (sulfite);

* giz de cera de boa qualidade (diversas cores);
* régua para margem do papel;

Executando :

Peça que as crianças coloquem as folhas que recolheram
embaixo de um papel branco e coloram com giz de cera.
O trabalho ficará mais bonito se as crianças misturarem
tipos de folhas e cores diferentes.
Oriente o acabamento do trabalho com margem na folha

de papel utilizada.
Deixe que a criação ocorra livremente!
Evite utilizar folhas "gordinhas" porque elas costumam
soltar uma seiva que mancha o papel.
















DESENHO SOBRE LIXA

Material:
* papel branco (sulfite);
* folhas de lixa de números diferentes;
* giz de cera de boa qualidade (diversas cores);

Executando:

Coloque a lixa por baixo das folhas das crianças

e deixe que elas desenhem livremente.
Oriente para trocarem a lixa quando quiserem
textura mais grossa, ou mais fina.


Variação:

As crianças poderão fazer os seus próprios
desenhos com lápis preto de escrever, e depois
apenas colorir sobre a lixa.
Caso deseje, oriente-os a recortar as figuras que

desenharam e colar numa outra folha de papel
colorido montando um quadro.

















DESENHOS A CARVÃO


Material:
* bastões de carvão vegetal

(eu sempre utilizo Corfix)
* papel branco (sulfite)


Executando:

Este é um material diferente, que com
certeza poucas crianças já utilizaram.
Distribua os bastões de carvão entre as
crianças e deixe que a imaginação tome
conta da atividade. Peça que eles desenhem
um objeto que nunca viram, mas imaginam
como seja, um disco voador, um animal
pré-histórico.

Isso aguça a criatividade das crianças!

Atenção: O carvão costuma dar uma bela
sujeira, até mais que a tinta. Neste dia,

oriente as crianças para que levem para
a escola uma camisa mais velha, que não
a de uniforme e a utilize no momento do

trabalho com o carvão.














































Continua...
Tem mais sugestões, aguardem!

RECADINHO ESPECIAL


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O trabalho com a criatividade - Relato pessoal

A criança demonstra sua criatividade através da expressão
verbal, corporal, do desenho, da música, de brincadeiras...
Ela é criativa na medida em que consegue realizar suas
potencialidades como ser humano, isto é, quando lhe é
permitido fazer aquilo que sente e que quer expressar, e
não o que o adulto acha bonito.
A maior contribuição que o alfabetizador pode dar em
favor da evolução artística de seus alunos é:
*não interferir na atividade criadora da criança;
*fazer com que a criança sinta que é compreendida por
nós, alfabetizadores;

*promover meios para que as crianças vivenciem diversas
técnicas de arte;
*valorizar e prestigiar a obra criadora da criança;
*oferecer às crianças um ambiente favorável para que elas
possam experimentar, ensaiar, procurar e encontrar as
suas próprias soluções.
Quando eu era pequena, como todas as crianças,
gostava muito de desenhar. Passava horas com lápis e
papel na mão desenhando. Na pré-escola eu fui
considerada “talentosa” .

Mas os desenhos que fazia nunca iam para a exposição dos
melhores trabalhos. Logo percebi como devia desenhar
para “entrar no mural” e foi assim que, um dia, fiz uma

paisagem que eu sempre via em desenhos: um barco à
vela navegando no mar, com uma ilha ao lado, onde havia
uma palmeira, três montanhas ao fundo e um sol que se
punha. Nuvens e gaivotas preenchiam o espaço do céu.

Naquele dia meu trabalho foi finalmente exposto.
Depois desta experiência “bem sucedida” passei a
desenhar estereotipadamente, porque assim meus

trabalhos eram aceitos e valorizados.
Só mais tarde, quando comecei o magistério é que eu
descobri que estava copiando, encantada, outros bichinhos
e flores, só pensando em meus futuros alunos e no quanto
eles ficariam felizes se eu enfeitasse a sala da aula, seus

cadernos e pastas com tais desenhos.
Ansiava pela oportunidade de introduzir os estereótipos
na minha prática docente! Não fiz um curso superior de
artes, e sim Pedagogia com foco no ensino fundamental.
Passei muitos anos fazendo o que achava que faria as
crianças felizes, mas sentia que estava incomodada, de

uma forma enorme e inquietante.
Em 2001, quando conheci Nilma, uma colega, na escola
da Vila, na qual trabalho até hoje, formada em Arte,
percebi que medidas mais enérgicas precisavam ser
adotadas, percebi ser necessário mudar toda uma mentalidade
e me dei conta da extensão e da complexidade da questão.

Por isso hoje, acredito que a arte que nasce da auto-expressão,
representa um importante papel no desenvolvimento do eu,
principalmente no caso das crianças menores. E esse papel,
merece minha especial atenção, enquanto alfabetizadora.
Esta reflexão, que tenho feito ao longo dos anos em companhia

da colega Nilma, arte-educadora, me fizeram mudar a postura
em relação ao que produzimos, eu e minhas turmas, no que
diz respeito a arte!

Hoje valorizo o que meu aluno produz e uso sempre o que
eles fazem. Só assim contribuo para o desenvolvimento da
expressão artística e prestigio sua obra criadora para que
eles não se sintam como eu me senti a vida inteira.





Próximo assunto: sugestões de atividades que propiciam o
desenvolvimento da criatividade!
Até lá...



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dobradura do Sapinho





Hoje, passeando por um blog que ainda não conhecia,
encontrei uma sequência de dobradura
de sapinho.
Há tempos tenho amarrotado papel, na tentativa de me
lembrar como fazê-lo...
Fiquei muito feliz ao reaprender!
Obrigada Sandra, administradora do blog!
Eis a sequência:




















Vejam o passo a passo de um modelo diferente,
um sapinho que salta!




A criançada vai a-do-rar!


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnóstica é um precioso instrumento para o
alfabetizador, pois possibilita que o aluno reflita sobre o
que já é capaz de ler, escrever, compreender, opinar, entre
outros, e ao alfabetizador, avaliar e fazer a intervenção
pedagógica necessária.
É necessário que haja periodicidade na aplicação dessas
avaliações. Na escola em que trabalho elas são feitas por
bimestre.
Anote todo o processo de apropriação da escrita que você
observou em cada criança, nesse e em outros instrumentos
que você utiliza. Registre se o aluno tem avançado em suas
aprendizagens ou se ainda há necessidade de intervenção.
Sugiro que você não se prenda a apenas num tipo de
instrumento, mas que varie, recorrendo a instrumentos
menos formais,como a observação diária dos alunos,
num "diário de bordo".
Como acontecem as interações entre eles, se têm dificuldades
de atenção e concentração, como reagem diante de situações
de conflitos, entre outros, são alguns dos registros que você
poderá fazer de forma individualizada.
A avaliação diagnóstica deve contemplar a produção de
escrita e leitura.
É fundamental que o aluno leia o que escreveu para que
seja observado se ele estabelece relação entre o que escreveu
e o que leu, e entre a fala e escrita. Se a avaliação envolver
ditado, dite normalmente as palavras ou a frase, sem silabar.
Dê preferência nesse momento, ao papel sem pauta para que
possa observar o alinhamento e a direção da escrita do aluno.
Se possível, faça a avaliação em grupos menores de alunos
e deixe o restante da turma envolvido em outras atividades
que não necessite da sua intervenção, um desenho livre por
exemplo.
Trago para vocês, uma "amostra" de avaliação diagnóstica,
confeccionada pelo meu grupo de alfabetizadoras no final do
ano de 2008, para ser aplicada nas turmas de 2009.
Vale lembrar que o meu grupo é estável na escola por isso
propicia a construção dos instrumentos antecipadamente.
Trata-se de uma sugestão, e cabe a cada alfabetizador
adequar e graduar as "dificuldades".



































































































Nosso próximo assunto será:
O trabalho com a criatividade
Um grande abraço e até breve!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Organização da primeira semana - Parte 2

Na primeira semana do ano letivo, é fundamental que
o alfabetizador conheça e estabeleça uma relação

dialógica e respeitosa com a sua turma. Para uma boa
convivência no espaço escolar é preciso definir
com a turma, as regras e os combinados.
Feito isto, as crianças se sentirão co-responsáveis para
colocá-los em prática, facilitando o trabalho do
alfabetizador na rotina.
A partir de situações do dia-a-dia da turma, podemos
utilizar o momento da roda de conversa, para que o
grupo reflita, e de forma criativa, se sensibilize
com os resultados do quadro de carinhas.
Para isto, sugiro que sejam usados alguns peixinhos
(que deverão ser confeccionados pela professora),
que "comeram algumas letras" e trouxeram algumas
frases. Estas são algumas expressões que podem ser
coladas no verso dos peixinhos para esta atividade.











Modelinho do peixinho que deve ser confeccionado em
duplicidade, e no verso deles colar as frases sugeridas.














É necessário também que se prepare uma caixa com
areia colorida ou serragem e uma vara para pescar.
Cada criança será convidada a pescar um peixinho e
em seguida, a professora lerá a mensagem que ele
trouxe (caso a criança ainda não consiga ler!) e irá
convidar a turma para discutir, classificando quais
os peixinhos serão descartados e os peixinhos que
serão os mascotes da turma.
No quarto e quinto dias da primeira semana, proponha

a organização dos materiais escolares, de uso coletivo,
etiquetando-os e classificando-os para conservação dos
mesmos.
Ressalte cuidados como:
*capricho;
*uso da régua;
*dos lápis de cor;
*giz colorido;
*tintas.
Aproveite para iniciar uma atividade diagnóstica que
envolva alguma das capacidades que a criança deverá
trazer como bagagem.
No último dia da semana apresente por escrito, os
temas, projetos e assuntos que serão tratados no
bimestre (de acordo com a divisão adotada pela escola),
conte sobre os livros que irão conhecer, histórias que
serão trabalhadas e tudo o que julgar importante que
elas saibam.
Depois que você já recebeu seus alunos e a turma já
está organizada, é o momento de realizar a primeira

avaliação diagnóstica. Essa avaliação é fundamental,
pois possibilita que você conheça seu aluno um pouco

mais e, a partir daí, planeje seu trabalho, considerando
as capacidades que ele já domina e quais precisam ser
desenvolvidas através de propostas de trabalho e

estratégias de ensino.
Mas este, é o nosso próximo assunto...
Até lá!


sábado, 24 de janeiro de 2009

Capinhas Para agenda

Sempre achei lindas as sugestões de capas para agenda escolar.
Vi inúmeras, em muitos blogs, mas mesmo com os moldes, eu
sentia uma imensa dificuldade em produzir as peças, ainda mais
em quantidade para uma turma inteira.
Ficava pensando cá com meus botões," como essas professoras
conseguem comprar tantos cortadores para EVA, com o salário
que temos?"
De duas uma, ou eu estava extremamente descontrolada no que
diz respeito ao financeiro, ou as escolas em que trabalho eram
muito pobres e por isso não adquiriam tais materiais.
Ajuda de terceiros para tal investimento? Sem chances...
Até que um dia me deparei com o blog da Drica.
Uma Belorizontina morando em Patrocínio, MG.
Lá pude encontrar inúmeras figuras p
rontinhas para
montar as capinhas! Foi a luz no fim do t
únel!
E o que é melhor, ela vende pela internet e tem um atendimento
personalizado muito atencioso!
Assim sendo, foi só usar as peças e soltar a imaginação...

Estas foram as primeiras tentativas!
Aproveitem a criatividade que temos de sobra e mãos à obra!

Para Meninas



















Para Meninos




















Observação:
Sobre a atividade com os combinados da turma.
Nas turmas de 1º ano, normalmente no início
do ano, nem todas as crianças sabem escrever,
assim sendo, eu mesma registro o que a turma

combina, num cartaz que fica exposto na sala.
Mas nada impede que a professora reproduza
cópias dos combinados e cole nos cadernos de
cada criança.
Respondido, Solange?





sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Organização da primeira semana

Ainda na primeira semana de aulas, após ter promovido a excursão
pela escola detalhando o seu funcionamento, permita que as crianças
entrevistem funcionários (ainda oralmente), para que fiquem sabendo
as atribuições de cada um.
Cada criança poderá desenhar o espaço da escola que mais gostou e o
funcionário que trabalha naquele local.
Aproveite para expor estes trabalhos no varal da turma, ou num painel.
Lembre-se que montar painéis com trabalhos das crianças, estimula o
potencial criativo delas.
A partir do terceiro dia é necessário que se construa os combinados da
turma, para uma melhor convivência, formação de hábitos e regras
fundamentais para o sucesso do ano letivo.
É necessário que se apresente a rotina da turma, como por exemplo o
dia do brinquedo, da literatura, do empréstimo do livro na biblioteca,
da educação física e outras atividades de acordo com o planejamento
anual da escola. Tudo isso poderá vir num pequeno calendário semanal.
Considero este, um momento muito propício para estimular
a participaçãode todos, (inclusive daqueles mais tímidos)
trocar idéias e reforçar a importância do respeito ao próximo,
a responsabilidade e o compromisso com tudo o que será combinado.
Sugiro a construção de um painel permanente, num espaço da sala
de aula,onde será registrada a auto-avaliação diária, feita por cada aluno.
Lembre-se, quando as crianças participam da construção das regras,
com certeza elas farão tudo para cumprir e ter apenas carinhas
felizes diante do seu nome, no painel da turma.
Deixe a legenda (mostrada abaixo) afixada próximo ao cartaz que
você fará com a lista de nomes dos alunos da turma.
Reproduza e recorte muitas carinhas dos três tipos
(geralmente eu faço 50 de cada; melhor sobrar que faltar...)
Impermeabilize-as usando "papel contact", ou fazendo a
cobertura com a mistura básica de água e cola.
Assim estas carinhas poderão ser usadas o ano inteiro sem danificar.
Todos os dias, quando faltar 30 minutos para terminar o
horário, reúna a turma e vá passando uma caixinha com as
carinhas dentro, e pedindo para que cada criança faça a sua
auto-avaliação e em seguida afixe-a no cartaz.
No início será um pouco difícil, elas se sentirão envergonhadas,
mas com a rotina da atividade, as crianças começarão a
avaliar o grupo como um todo e até mesmo a nossa postura
diante do não cumprimento de alguma regra combinada.
Vale a pena tentar!!!

Barrinha MaynaBaby

Eis os símbolos que utilizo com as minhas turmas:



































quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Primeiro dia de aula - parte 2

Na primeira semana de aula, é bom que nos concentremos
na acolhida dos alunos.
Recebê-los com alegria e entusiasmo é o primeiro passo para
que o sucesso seja garantido!
A sala acolhedora, e com espaço bem preparado para recebê-los
transformam o primeiro dia numa experiência de sucesso!
Cuide para que não haja poluição visual , o que torna o ambiente
de sala cansativo. É melhor que as crianças participem da
construção da decoração do ambiente, pois assim se sentirão
muito "importantes" nesse momento.
Mas também não receba-os com a sala "peladinha"...
Bom senso, sempre!
No primeiro dia de aula, apresente-se e faça uma dinâmica de
interação entre as crianças. (Já sugeri a ÁRVORE DOS DESEJOS)
Cada aluno pode se apresentar dizendo o nome, o que mais gosta
de fazer e o que espera aprender no 1º ano.
Peça que cada criança registre o que falou (a seu modo).
Cante com as crianças, brinque em roda, aproveite para falar sobre
a manutenção, limpeza e conservação do mobiliário e dos materiais
de uso coletivo.
É importante que cada criança receba o seu crachá:
* para identificação da criança;
* para facilitar a memorização dos nomes dos colegas;
* para facilitar a nossa memorização do nome das crianças;
* para identificar a qual turma a criança pertence.
Durante a primeira semana é muito bom que se promova o máximo
de brincadeiras e a distribuição dos crachás para socialização, pois
nem todas as crianças chegam no primeiro dia e é importante que
as crianças conheçam umas às outras e ao alfabetizador!
As rodas de conversas são fundamentais para a sondagem sobre
as experiências escolares e para interação entre os alunos e a
professora.
Aproveito também para deixar para vocês, o calendário do mês
de fevereiro, que numa próxima oportunidade trarei todas as
atividades iniciais que podem ser trabalhadas com ele.
Espero que seja útil...
Até a próxima!

Quem é vivo, sempre aparece!
Andei um pouco sumida do meu bloguinho, mas é porque estou com
problemas com a minha máquina.
Amanhã, sexta-feira tudo voltará ao normal (assim espero!).
Recebi ontem mais um carinho, da mais nova amiga, Andréa,
do blog Artes e Manhas.
Fico muito feliz em saber que tenho sido bem recebida nesse área onde
existem tantas pessoas com tão boas idéias.
Não poderia deixar de arrumar um jeito para agradecer tamanho carinho .
Obrigada Andréa, e eu ofereço também esse selo a todos aqueles que se
sentem responsáveis e engajados na luta pela nossa Educação de qualidade.
Um beijo grande a todos e um até breve!




















sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

História das Histórias em Quadrinho

Nós que sempre trabalhamos as histórias em quadrinhos
em sala de aula, por vezes nos deparamos com algumas
perguntas das crianças, tais como:
_ De onde vieram as histórias em quadrinhos?
_ Quem escreve as histórias em quadrinhos?
_ Como são feitas?
Em resposta a estas perguntas aparentemente simples,
hoje trago para vocês, uma dica muito bacana
do meu amigo Moiza, um apaixonado pelo gênero e um
artista em potencial!
Sempre que leio o seu blog, fico torcendo para que ele desista
de ser "concurseiro profissional" e seja simplesmente um
cartunista, para nossa alegria!
Vale lembrar que a História em quadrinhos já foi considerada
subliteratura infantil.
Porém, eu acredito que há, na utilização da mesma,
uma aprendizagem indireta e que também permite a aquisição
de conhecimentos concomitantes à aprendizagem direta/formal.
Além de preencher uma finalidade educativa muito importante,
que é a de despertar o interesse pela leitura, que no Brasil, por
inúmeros fatores, não acontece nas camadas que mais necessitam.
Mas isso é assunto para um outro momento!
Então vamos lá! Divirtam-se...

A HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Primeiro dia de aula

Acredito que no primeiro dia de aula tudo deve conspirar a favor
da integração da criança no novo espaço em que ela estará,
por no mínimo 4 horas diárias, durante o ano letivo.
Mais do que um momento de descontração,
a excursão é uma ocasião propícia ao desenvolvimento da memória.
Dá oportunidade de observação, dá capacidade de entendimento
das relações entre o virtual e o vivencial, assim como a sociabilidade.
A excursão pedagógica , dentro da escola deve ser utilizada
como ferramenta importante de busca do conhecimento.
Neste primeiro momento, nada melhor que saber onde fica o quê,
e quem é quem dentro da escola.
É também necessário falar um pouco sobre o trabalho na etapa,
para que os pequenos entendam a importância do seu envolvimento
para a realização de tudo que for proposto.
Não se iludam...
Os pequenos são grandes observadores, e o primeiro dia de aula,
é o mais marcante na vida escolar deles e funciona como um dia de teste.
Se este momento for o mais prazeroso possível, se os limites forem
colocados claramente, é claro que eles se sentirão motivados
a retornar no dia seguinte. O choro de ansiedade talvez sequer aconteça!
Uma sugestão de atividade que deixo para este dia tão importante é

A ÁRVORE DOS DESEJOS

Basta representar uma árvore no papel pardo ou cartolina;
Lembre-se de fazer a copa com tamanho adequado a receber os desejos.
Afixá-la no painel ou parede da sala onde ela permanecerá durante o ano.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com os desejos
das crianças para o ano que se inicia.
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu desejo;

algumas crianças que ainda não dominam o código escrito, poderão
desenhar o seu desejo, (tendo a professora no papel de escriba)
que é o que a criança espera que "aconteça de melhor".
Em seguida cada criança colocará sua folha na árvore dos desejos.
É importante que esta árvore não fique esquecida num canto da sala.

Ao final de um determinado período (um mês, por exemplo) que seja
feita a retomada dos desejos para que haja uma reflexão
sobre o que eles queriam e o que já conseguiram alcançar.



terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Reforma Ortográfica

O assunto não é lá tão "fresco", mas não se pode descuidar.
Logo no início de 2009, fomos surpreendidos com a
Reforma Ortográfica, que pretende fazer com que aproximadamente
210 milhões de pessoas em oito países de língua portuguesa,
tenham a escrita unificada.
Até aí tudo bem...
Mas quais foram as mudanças que realmente atingiram o nosso
dia-a-dia?
Não nego que me sinto insegura quando estou publicando por aqui,
sempre fico na dúvida... e aí? Ainda tem acento? Não tem mais...?
Acredito que isso aconteça com muita gente!
Sabemos que a reforma além do trema, acaba com os acentos de vôo,
lêem, heróico e muitos outros.
A nova ortografia também altera as regras do hífen
e incorpora ao alfabeto as letras k, w e y.
Quem ainda não se deparou com alguma dificuldade mediante a estas
mudanças?
Por isso, trago pra vocês (apesar de duvidar que vocês
ainda não tenham) o guia prático da nova ortografia!
Encontrei-o completinho no Smartkids e aconselho a todos, que tenham
uma cópia para eventuais dúvidas.
É um documento em PDF e fica fácil consultar a qualquer momento!
Vamos lá?





segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Girassol de balões


Uma boa idéia pra divertir as crianças nos primeiros dias de aula,
e claro, deixar todas elas com vontade de voltar no dia seguinte,
são as esculturas de balão!
Como na escola em que trabalho com os pequenos,
as turmas são identificadas com nome de "flores",
a minha turma é a Girassol, testamos a escultura
utilizando um vídeo que ensina a fazer essas esculturas de balões,
e não é que ficou legal?

Vejam:









É um processo simples, que a meninada vai amar!!
Caso vocês julguem um pouco difícil iniciar com o Girassol,
existem outras, mais simples e que são também muito lindas.
Eis o passo a passo:
Acompanhem...




Agora é só divertir a turma e deixar o primeiro dia marcado!

Observação: O girassol das fotos foi feito pela minha filha nº 2!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Começar de novo...

Primeira Postagem!!!!

Puxa!
Primeira postagem é como o primeiro amor,
é como o primeiro beijo, primeiro filho,
primeiro carro, e tantos outros "primeiros"!
Sinto-me muito feliz por estar iniciando,
por mais uma vez, um blog!
Porém, desta vez, não apenas como um passatempo.
Tenho esperanças de que este espaço servirá para
muitas outras pessoas, educadores ou não!
A sensação de ser útil que me invade é imensa!
A partir de agora, incluirei por aqui, algumas de
minhas experiências em educação:
- projetos
- fotos ( como eu adoro fotografar meu trabalho!)
- atividades
- painéis
- e tudo mais que me vier a mente!
Sei que ainda sou um bebê, nessa empreitada!
Estou engatinhando e arriscando alguns passos...
Vocês sequer imaginam quanto suor derramado para
tentar fazer tudo por aqui funcionar!
Me espelhei em alguns outros espaços, e destaco,
o blog da Solange Paglarini, que foi um dos primeiros
onde encontrei ajuda na hora de um aperto em sala.
Existem outros, é claro!
Sempre que puder, estarei revelando-os por aqui.
Agora, chega de papo e vamos ao trabalho!!!
Obrigada pela visita e sintam-se a vontade para
levar o que quiser, só não se esqueçam de comentar!
Me aguardem!
Mãos a obra Professora!!!





quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Chegando!!!

Aqui irão brotar muitas sementes!!!
Aguardem!!!